Projeto:
"A teoria de aprendizagem, desenvolvida pelo filósofo Jean Piaget (1896-1980), propõe que o conhecimento resulta da interação de uma inteligência sensório-motora com o ambiente. O estudo demonstrou que uma criança aprende espontaneamente, organizando os dados do exterior a partir dos quais vai construindo seu conhecimento, não é um “ser” moldado pelo professor. Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras, surgem da própria interação da criança com o meio em que vive."
sábado, 21 de julho de 2012
Jogo com blocos lógicos
Jogo “O mestre mandou”
Faixa
etária: Pré - escola
Objetivos:
- Trabalhar com a geometria manuseando e manipulando os
blocos lógicos, descobrindo seus elementos, suas características ou
propriedades, as diferenças e semelhanças entre eles;
-
Raciocinar, explorar e descobrir são fatores que desempenham importante papel no
desenvolvimento da concepção de espaço.
Material: Uma caixa de Blocos Lógicos, composto por
quatro tipos de “figuras”: círculo, triângulo, quadrado e retângulo; que variam
em três cores: azul, vermelho e amarelo; em dois tamanhos: pequeno e grande; e
em duas espessuras: fina e grossa.
Desenvolvimento: Os alunos deverão
encontrar a peça que obedeça à sequência de comandos estabelecida pela
professora.
A
sequência poderá ser iniciada com os atributos: círculo, azul e grosso. Os
alunos escolherão a peça correspondente. O comando seguinte é mudar para a cor
vermelha. Eles selecionarão um círculo grosso e vermelho. Em seguida,
devem mudar para a espessura fina. Então, um círculo vermelho e fino
deverá ser selecionado. A professora poderá continuar acrescentando
comandos ou apresentar uma sequência pronta. (postado por Jeane).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário